Tradutor do blog

Proj UCA

Terça-feira, 15 de maio de 2012

O Uquinha e nós

Por Clevilson
As vezes fico me perguntando como seria a nossa vida, na Escola Marcílio Pontes, sem as tecnologias digitais. Com certeza seria monótona, chata, sem inovação, renovação e outros adjetivos. Sem dúvida alguma nos destacamos muito com a tecnologia. Em 2010 chegaram os UCAs - Um Computador por Aluno e, a partir desse momento nosso trabalho foi se diversificando. Fico pensando muito mais na possibilidade de um dia ter que viver sem ele (o Uquinha), tendo em vista que não há manutenção nas máquinas e muitas já se encontram quebradas. Críticas sobre as "lancheirinhas" há, mas as coisas boas por eles proporcionadas são incríveis. Não conseguimos passar um dia sem usá-los. Quando isso acontece alunos e professores ficam chateados. Muitos trabalhos já foram desenvolvidos com  os Ucas. Hoje trouxe uma amostra de um trabalho de geografia onde o Uca fez parte. Isso é uma prova que nossa escola é tecnológica e não sabe mais viver sem as tecnologias. Então vai um aviso para as nossas autoridades competentes: precisamos  fortalecer mais esse programa e podemos começar com a designação de uma pessoa para tomar conta do projeto na escola. Agora assistimos o vídeo.

 Quinta-feira, 5 de maio de 2011

Projeto UCA - Trabalhando com o Twitter

Hoje, 5 de maio, aconteceu mais uma etapa de formação do Projeto UCA. O curso foi aplicado pela coordenação da escola e, levou-se em conta o que fazer para registrar o uso do UCA. É notório que os "Uquinhas", como são chamados os computadores, são bastante usados pelos professores e alunos. Porém há a necessidade de produzir mais registros desse uso. O uso do UCA está sendo  relacionado à pesquisa sitematizada, leitura de temas relacionados com as aulas e produção escrita e oral que vão além da escrita de textos podendo chegar a slides para apresentação de seminários, filmes , planilhas e outros. Na oportunidade, os professores se engajaram em aprender a trabalhar com o Twitter, que é um divulgador, e, que pode ser uma ferramenta para discussões de temas relevantes em todas as disciplinas.
Parece que a estratégia deu certo. Os professores presentes conseguiram fazer os seus Twitters e lançar temas para os colegas adicionando o ícone do Twitter nos blogs.
0 comentários

 

Quinta-feira, 28 de abril de 2011


CURSO SOBRE BLOG

A Escola Marcílio Pontes dos Santos está fazendo mais uma etapa de preparação para o uso dos Uquinhas - Computadores do Projeto "Um Computador por Aluno". Cerca de 50 alunos tiveram cursos de como operar as máquinas para trabalhar como monitores voluntários juntamente com os professores em sala de aula. 
Dessa vez o alvo são os professores que estão tendo um pequeno curso sobre blogs (blogger),  Google Docs e You Tube. O curso está sendo ministrado pelo professor Clevilson Paulo de Oliveira que trabalha com Língua Portuguesa no turno matutino e acumula também a função de Coordenador Pedagógico no turno vespertino. 
A proposta será estendida ao Plano de Curso de cada disciplina destacando cada conteúdo. A tarefa está sendo acompanhada pelo diretor Eudes, que fez questão de argumentar sobre o uso programado do UCA nos conteúdos e ações de cada professor, o Coordenador Pedagógico Francisco Guedes e a Coordenadora de Ensino Paula Torres.
O curso e o replanejamento do Plano Anual estão sendo feitos hoje, quinta-feira (28), das 8h00min às 18h30min e deverá ter outras etapas de conclusão e avaliação do projeto na Escola.


O Projeto UCA

O Projeto UCA - Um Computador por Aluno está sendo executado na Escola Marcílio Pontes. A escola liberou o uso para todas as séries na última segunda-feira (11). A empolgação por parte dos professores e alunos é grande. Pode-se destacar dois passos importantes que comprovam isso: professores já estão utlizando em suas práticas a produção de blogs e alguns alunos aceitaram o convite da direção para serem monitores voluntários.





Quer conhecer um pouco do trabalho já realizado?
Blog LÍNGUA PORTUGUESA - MINHAS PRODUÇÕES- PROJETO UCA (Professor Clevilson)

Clique aqui.