terça-feira, 8 de setembro de 2009

Português - Análise de contos




Fátima Rodrigues*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Analisar e identificar o gênero Conto;
2) Interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros ou estrangeiros;
3) Identificar aspectos e características do gênero;
4) Caracterizar a forma condensada do conto, isto é, que apresenta poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos.
Ponto de partida
Leitura de contos, exemplo, Natal na barca, de Lygia Fagundes Telles. Escolher outros contos de autores conhecidos, diversificando temas para serem abordados.
Estratégias
1) Dividir a classe em grupos e selecionar com os alunos contos de diversas épocas e autores (brasileiros ou estrangeiros);
2) Cada grupo deve analisar a estrutura de um conto escolhido e determinar as temáticas existentes em cada um;
3) Serão propostos os seguintes tópicos para análise:
Elementos estruturais da narrativa
Conflito e clímax;
Espaço: físico ou geográfico; social (ambiente);
Tempo: cronológico, psicológico e a técnica do flash-back;
Caracterização das personagens: verificar a complexidade psicológica de cada personagem;
Narrador: observador ou personagem. Análise de perfil.
Sugestões de atividades
Os alunos podem produzir textos a partir de temáticas abordas: encontros e desencontros; fantasias, descobertas, imaginação, moral, mistério, etc. Essa atividade ganha maior interesse se for desenvolvida nos últimos anos do Ensino Fundamental e também Ensino Médio.
Sugestões de leitura
"Para Gostar de Ler: Contos", vários autores (volumes 8, 9 e 11- Contos Universais), Editora Ática.
FONTE: UOL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário