Tradutor do blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Feira do Conhecimento 2010

É dia 03 de dezembro (próxima sexta-feira) A Feira do Conhecimento da Escola Marcílio Pontes dos Santos. Os alunos dessas vez irão apresentar os conhecimentos trabalhados no segundo semestre do ano. A expectativa é muito grande, pois será uma exposição de conteúdos através de experimentos, apresentação de livros e outras curiosidades. O movimento hoje (primeiro de dezembro) já é grande e dá para ver nos semblantes de alunos e professores muita preocupação e também muita satisfação.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Especialização em Novas Tecnologias

A Escola Marcílio Pontes dos Santos foi representada no curso de Especialização em novas tecnologias pelo professor Clevilson Paulo, que concluiu o curso após um ano e meio. Para o professor o curso é muito importante, pois está voltado para o presente e o futuro da educação que cada vez mais está usando as tecnologias como ferramenta de trabalho.
Um outro ponto positivo é que a escola Marcílio Pontes foi contemplada com o Projeto UCA - Um Computador por Aluno e, que o curso (especialização) vai contribuir muito. Pensando nessa possibilidade, o Professor fez seu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso abordando o projeto UCA e voltado a própria escola em que trabalha.

Veja notícia na íntegra publicada pela Agência de Notícias do Governo do Estado.

Professores concluem especialização em novas tecnologias
Escrito por Ernani Baracho, Assessoria SEE
24-Nov-2010
Especialização atendeu 111 profissionais de 21 municípios

TCCs apresentados ao público no Colégio Acreano: ao todo 111 projetos foram avaliados por uma banca composta por profissionais da PUC/RJ (Fotos: Eunice Caetano/SEE)
O uso das novas tecnologias em sala de aula se faz cada vez mais necessário, e o professor precisa estar atualizado. Para garantir profissionais capacitados nesta área, o Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e prefeituras de 21 municípios realizaram o Curso de Especialização em Tecnologias na Educação.
A culminância dos trabalhos, que teve início em agosto de 2009, aconteceu nesta terça-feira, 23, no Colégio Acreano, com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos 111 docentes da rede pública estadual e municipal de ensino. "Estamos aqui para socializar o trabalho com o público. Estes professores exercem tarefas em escolas que estão equipadas com laboratórios de informática e agora vão colocar em prática o que construíram durante o curso", explica a coordenadora estadual da especialização, Gleice Moreira.

Os TCC abordam os seguintes temas: Conteúdos Educacionais Digitais; Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0; Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras; Bibliotecas digitais para a escola e sua utilização; Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias; Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias; Escola inclusão e tecnologias assistivas; Gestão das mídias: dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica; Políticas Públicas para o uso de mídias.
Ministrado por profissionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC- Rio, a especialização foi aplicada à distância, com dois momentos presenciais no início e no final do curso. O Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Rio Branco e Cruzeiro do Sul auxiliaram os cursistas na operacionalização dos softwares aos usuários mais inexperientes, tanto por e-mail como presencialmente nas visitas ao núcleo.
De acordo com a coordenadora estadual, a qualificação dos profissionais vai trazer muitos benefícios para a escola. "A escola contemporânea precisa estar preparada para lidar pedagogicamente com as ferramentas digitais que o alunado já incorporou na sua rotina. E para pensar estratégias didáticas com essas tecnologias, um curso com essa qualidade ajuda os professores adotar posições reflexivas de boas práticas em sala de aula, pensando na melhoria do processo ensino aprendizagem".
Professora da rede municipal, Wiviane Costa, expôs projeto sobre o uso da calculadora em sala de aula (Foto: Eunice Caetano/SEE)
Um dos trabalhos expostos, o da professora da escola Maria Lúcia Moura Marin, Wiviany Costa, 35, defendeu a tese de que a calculadora pode ser uma ferramenta eficaz se bem utilizada. "Ela é um recurso a mais. São outras estratégias para resolução de problemas. O professor tem que intervir no momento certo", comenta.
A avaliação dos TCC foi feita por dois profissionais da Coordenação Central de Educação à Distância da PUC-Rio. Um das avaliadoras, Gianna Roque, diz que o grande desafio atualmente é fazer com que o docente perca o medo do computador. "O medo atrapalha mais do que o uso. O professor tem que aprender de forma pedagógica. Ele não é obrigado a saber todos os recursos tecnológicos, mas usar o correto para o aprendizado", afirma. Na próxima quinta-feira, 25, haverá a apresentação dos TCC com os professores de Cruzeiro do Sul.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

domingo, 10 de outubro de 2010

GINCANA SOLIDÁRIA - MPS - 2010

A gincana solidária da Escola Marcílio Pontes já começou!
Os alunos estão na cidade pedindo doação de alimentos e nesta quarta-feira será feito o fechamento da gincana. A expectativa é que seja arrecadado perto de três toneladas de alimentos assim como no ano passado. Desde já a escola agradece a população que abre o seu coração doando os alimentos que serão repassados para as famílias mais pobre da nossa cidade.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Está mudando

O mundo no qual vivemos nos traz coisas muito confusas para pensarmos nas horas vagas e às vezes sem serem vagas mesmo. Lembro que já pensei com os meus botões sobre a Seleção Brasileira quando trocou de técnico, quando o Dunga saiu. Quando aconteceu o crime contra o Pinté e, até mesmo quando foram presos os suspeitos de terem o matado. Em todos esses, levei muito tempo pensando como nos enganamos e como mudamos nossas idéias de acordo o andar da carruagem.
Hoje, estou refletindo sobre as eleições. Decidi antes do grande dia em não assistir propagandas políticas e me afastar de vez da politicagem. Porém, na disputa de governador do Acre acabei assistindo ao último debate para decidir se votaria em alguém e, acabei me decidindo, votei em um dos dois mais votados no estado do Acre.
Além disso, observei meio de “longe” o cenário político do Rio de Janeiro e São Paulo. Vi Romário se eleger deputado federal carioca e imagina.... o Tiririca...é esse mesmo que você imaginou agora....., ganhou parece-me para deputado federal de São Paulo como o mais votado do Brasil com uma quantidade de votos assustadora, perdendo apenas para a incrível marca do saudoso Enéias.
Com certeza as propostas dele foram muito boas!
Não. Não tinha era, apenas assim - “O povo não é palhaço, mas eu sou”- e depois dava aquela risadinha quase já sem graça dele. Outra coisa que ele fez também foi – “Advinha quem é?” (com a mão na cara)- e, logo em seguida respondia - “Sou eu abestado” - e, assim conquistou mais de um milhão de votos.
Várias perguntas se passam pela cabeça, como: Será que a população brasileira está ficando burra? Ele tinha muito dinheiro para comprar votos? As propostas dele não foram divulgadas pela imprensa? O povo acredita que uma pessoa como o Tiririca não precisa mais de dinheiro e se for eleito trabalhará honestamente? O povo elege um cara como esse para mostrar que realmente “Pior que ta não fica” (frase de Tiririca)?
Qualquer uma das perguntas pode ser respondida e a resposta pode convencer a qualquer um de nós. Mas, se a escolha for a última, se cuidem maus políticos seus dias estão contados. O povo já viu, deu o troco nessa eleição e, se não mudar, o troco com certeza virá mais forte nas próximas.
E pra terminar com o incrível político. Está divulgado nos maiores portais da internet que A Justiça Eleitoral de São Paulo decidiu acatar a denúncia por analfabetismo contra Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como o palhaço Tiririca, eleito com 1.353.820 votos para o cargo de deputado federal.
Realmente a vida traz muitas surpresas!

Clevilson Paulo

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FEIRA CULTURAL 2010.

Como todos já previam, a Feira Cultural 2010 foi um sucesso. Neste ano com um menor público por ser o nosso espaço muito reduzido, mesmo assim cerca de 2.000 pessoas estiveram presentes.

Para a Feira do Conhecimento que ocorrerá no final do ano, a expectativa é de ter um público de aproximadamente 4.000 pessoas. Para isso a escola já está se organizando para acomodar a todos os visitantes. A idéia é ter vários espaços além das salas, que contarão com experiências, curiosidades e divulgação do aprendizado dos alunos no decorrer do ano letivo.O evento trouxe várias aprensentações como teatro, música, dança, poesias. Uma coisa que marcou muito a festa foi a visita de nossos visinhos bolivianos que apresentaram coreografia relacionadas às três regiões da bolívia.
A escola agradece a todos os alunos, professores e colaboradores pelo empenho. Confira algumas fotos e vídeos.














quinta-feira, 1 de julho de 2010

ALUNOS DO 2º ANO "B" FAZEM EXCURSÃO À BOLÍVIA



A professora de Língua Espanhola Denice Ana juntamente com a turma do 2º ano B, a Coordenadora Paula Torres fizeram hoje 01 de julho uma visita a Escola de Ensino Fundamental da Vila Puerto Evo Morales, que faz fronteira com o município de Plácido de Castro, com o objetivo de fazer um intercâmbio entre a língua materna e a língua estrangeira e, também conhecer um pouco mais sobre a cultura de nossos vizinhos. Na oportunidade, o professor da escola visitada Francisco que também faz o papel de diretor e vigia da escola, respondeu muitas questões levantadas pelos nossos alunos, inclusive convidou a escola Marcílio Pontes para visitá-los dia 06 de agosto que é o dia da comemoração da Independência Boliviana.


A visita muito agradou a professora Denice pelo comportamento dos alunos e a dedicação que os demonstraram em conhecer a realidade dessa outra nação " - Os alunos participaram assiduamente fazendo perguntas relacionadas a cultura dos bolivianos, ficando comovidos por sinal, pois trata-se de um pequeno povoado sem nenhuma assistência pública que busca constantemente conquistar sua soberania".

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A copa 2010 na Marcílio Pontes

Clevilson Paulo

“Ser ou não ser” Campeão. Nós brasileiros não conseguimos ver com bons olhos uma copa do mundo se o Brasil não for o campeão. E nessa não é diferente. Na véspera do dia quinze de junho a apreensão nossa aqui na escola foi grande. Uns diziam que o Brasil não ia muito longe e outros diziam que ia. Então com tanta expectativa, porque não um bolão?
Imediatamente foi feito o tal bolão, seria normal que com tanta desconfiança alguém arriscasse apostar que o time ia perder. Para se ter uma idéia, os jogos do grupo foram acompanhados como se fosse o próprio da seleção, só para não dar o azar e o time ficar na primeira fase. Porém poucos apostaram no time adversário. Depois de muita apreensão, o Brasil vence a Coréia do Norte e a desconfiança começa a se afastar.
No segundo jogo o bolão atingiu um número maior. A empolgação parece ter chegado de fato à nossa casa (escola), as turmas enfeitaram a escola inteira com bandeiras, balões, fitas e frases. O Brasil ganhou de três a um. Na próxima sexta-feira, vem o grande desafio, a nossa seleção vai enfrentar Portugal e para aclimatar o ambiente, o bolão do primeiro ano A já está rolando. Mesmo aqueles que não gostam de assistir arriscam a dar palpites. As muitas razões como o provável adversário na segunda fase, o jogo ser no horário da aula, parece causarem nervosismo e com certeza acontecerá pouca aula no dia.
Hoje já percebemos nas conversas, nos palpites e sorrisos dos estudantes e funcionários que o momento é de ser, é de ser campeão.
Aproveito essa ocasião para reforçar a torcida, já que inspiração nós temos de sobra: A copa 2010 é mais emocionante na Escola Marcílio Pontes.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O que é crônica?

Segundo o grande Artur da Távola, ‘A crônica é uma forma contemporânea de filosofar’.
Crônica é uma narração. Uma história curta. É um gênero literário produzido para livros, jornais, internet, entre outros veículos de comunicação.
Crônica tem como mote o cotidiano.
Possui algumas características. Pode ser escrita tanto na primeira como na terceira pessoa. Ser sentimental ou despojada, sempre coloquial. Ter sido inspirada em fatos reais ou fictícios. Possuir uma linguagem irônica, séria ou humorística. Independente de desfecho.
É derivada do latim ‘chronica’ – antes mesmo da era cristã significava ‘relato de acontecimentos em ordem cronológica’. Simplificando: seria um breve registro de eventos.
Com o tempo, começou a ganhar força. Há dois séculos, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica começou a freqüentar as páginas dos jornais. Conta a história, teria ela aparecido pela primeira vez no final do século XVI, em um jornal parisiense. Eram textos que comentavam fatos reais, de acontecimentos ocorridos nos últimos dias na bela cidade européia.
Chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX. Diferenciava-se pouco com os publicados na França. José de Alencar foi um dos pioneiros a aderir a esse tipo de texto. Chegou a ser considerada uma ‘literatura menor’.
O tempo foi passando e outros foram seguindo o caminho – um deles – tomado pelo autor de O Guarani (1870), Iracema (1875), entre outros.
O tempo foi passando e a crônica passou a fazer parte do dia-a-dia dos leitores no Brasil, diferenciando-se do estilo francês, ganhando identidade própria.
Os cronistas brasileiros faziam uso de uma linguagem mais leve, poética, repleta de lirismo e fantasia.
Muitos escritores brasileiros são conhecidos como ótimos cronistas. Gente consagrada, como: Machado de Assis, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Alcântara Machado, entre outros.
Hoje, há diversos escritores que desenvolvem esse gênero, publicando textos em jornais, revistas e sites.
Fonte:http://www.ricardonascimento.net

Segundo o Dicionário Houaissesp
substantivo feminino
1 Rubrica: história.
compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo [Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do sXIX passam a cultivá-la, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins.]
Obs.: cf. anais, história, memórias
Ex.: a c. dos três primeiros reis de Portugal legitima suas respectivas doações e escrituras
1.1 Derivação: por metonímia.
m.q. cronografia
1.2 Derivação: por metonímia.
biografia de um soberano
Ex.: Fernão Lopes na c. dos reis portugueses condena e discute muitas de suas ações
2 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: história, literatura.
representação genealógica de uma família tida por nobre
Ex.: data de 1431 a c. do condestável Nuno Álvares Pereira
3 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: história, literatura.
relato objetivo e detalhado correspondente ao exercício de uma função, direção, gestão etc.
Ex.: mais que relatório, Graciliano Ramos presenteia-nos com uma c. de sua prefeitura em Palmeiras dos Índios
4 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: jornalismo.
coluna de periódicos, assinada, com notícias, comentários, algumas vezes críticos e polêmicos, em torno de atividades culturais (literatura, teatro, cinema etc.), de política, economia, divulgação científica, desportos etc., atualmente tb. abrangendo um noticiário social e mundano
Obs.: cf. coluna
4.1 conjunto de matérias e estilo próprios de uma atividade ou tema
Ex.:
5 Rubrica: meios de comunicação.
noticiário a respeito de fatos atuais
Ex.: para uma grande maioria, somente a televisão faz a c. diária
5.1 Derivação: por extensão de sentido.
descrição dos principais acontecimentos de uma dada situação
Ex.: o ataque terrorista resultou numa c. de tragédias
6 Rubrica: literatura.
texto literário breve, em geral narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato
7 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: literatura.
prosa ficcional, relato com personagens e circunstâncias alentadas, evoluindo com o tempo; romance
Ex.: leu com enlevo a Crônica da casa assassinada
8 Derivação: por extensão de sentido. Uso: informal.
história ou conjunto de boatos, rumores, notícias a respeito de algo ou alguém em determinada região ou lugar
Ex.: era cada vez pior a c. que nos chegava sobre o candidato
9 Uso: informal.
espécie de biografia falada e, em regra, escandalosa
Ex.: todos ali já sabiam de sua c. nefasta


lat. chronìca,órum 'relato de fatos em ordem temporal, narração de histórias segundo a ordem em que se sucedem no tempo', substv. do neutro pl. do adj. chronìcus,a,um 'relativo a tempo, crônico'; ver crono-; f.hist. sXV caronjqua, sXV coronyqua, sXV cronyca

domingo, 13 de junho de 2010

MARCÍLIO PONTES -SIMPATIA - FASHION

A Escola Marcílio Pontes dos Santos juntamente com a alunos, professores e funcionários realizaram na sexta, a festa do Dia dos Namorados. No evento também foi a escolha do Garoto e Garota Marcilio 2010. Como no ano anterior, a festa contou com um bom público. Diferentemente do ano passado, não se viu muitos casais agarradinhos, mas com certeza muita gente bonita.
Na enquete feita através deste blog, Mayra venceu com mais de 1.300 votos, Milca em 2º com pouco mais de 1.000 votos e, Tatiane Rodrigues com 919 votos ficou em terceiro. Após a soma dos votos da internet e dos cinco jurados, Tatiane Rodrigues foi eleita a "GAROTA MARCÍLIO PONTES 2010" - , Mayra a"Garota SIMPATIA" - e Daniela Melo a "Garota FASHION" - .
No naipe masculino, a internet apresentou os seguintes resultados: Jaison com 906 em 1º lugar, Douglas com 628 em 2º e, Mahatma 547 em 3º. Após a contagem dos resultados, foi eleito como o GAROTO MARCÍLI PONTES 2010, Mahatma em 1º, como o Garoto "SIMPATIA" em ficou o Jaison e, em como o Garoto "FASHION", Uanderson.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

GAROTO E GAROTA MARCILIO 2010

A escolha da Garota e Garoto Marcilio 2010 acontecerá dia 11 de junho a partir das 19:00 hs, porém você admirador de belas gatas e também de belos rapazes, já pode começar a votar.
Vote nas enquetes ao lado.

GAROTOS
ANDRÉ FELIPE

DOUGLAS





FÁBIO



UANDERSON


JACÓ



MAHATMA



JAISON




ALESSANDRO




GAROTAS
DANIELA 3º ANO D


ARIANA 2º ANO C


CRISTIANA 1º ANO A




SARA 1º ANO D



TATIANE 3º MÓDULO A





TATIANE RODRIGUES 2º ANO B


MAYRA 1º ANO C


BEATRIZ 1º MÓDULO A




QUÉLLYTA 1º ANO B


RAYANE 1º ANO B




MILCA 1º ANO B





JAQUELINE 2º ANO A






quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ao longo do tempo que sou professor venho me surpreendendo com avanços e conquistas alcançados pelos meus alunos. Alguns pelo simples fato de progredirem nas disciplinas que leciono e, outros por atingirem boas médias no ano.
Neste blog, eu, em nome da escola, já fiz algumas homenagens à alunos que se destacaram a nível estadual, em Língua Portuguesa e Matemática. Porém, desta vez o feito é muito maior, é nacional. Confesso que não tenho palavras para exprimir tudo que senti e que a escola também gostaria de passar a esta pessoa.
Acho que deveríamos fazer algo para marcar essa conquista como se fosse um recorde na nossa escola, pois a pessoa em questão vai completar 26 anos em 7 de setembro deste ano. E por ter toda essa idade sem aparentar pessoalmente, estuda na EJA, que é a educação para as pessoas que estão com distorção idade/série. Costuma-se dizer por muitos que a EJA não é um estudo que consegue aprovar em vestibulares e outras avaliações externas. Entretanto, a aluna, que logo em seguida irei revelar, estudava no segundo módulo, não tinha visto todas as disciplinas, e mesmo assim conseguiu tirar boas médias no ENEM, o que lhe conferiu um certificado de conclusão do Ensino Médio. Sendo que nenhum outro aluno da escola (EJA e Ensino Regular) conseguiu tal façanha. Salientando que a aluna demonstra ser muito capaz em todas as disciplinas na sala de aula, tendo alcançado no ano anterior uma das maiores médias do ano da escola.
Cleuzimar Maria da Silva Koller, 26 anos, casada, mãe, pessoa muito simpática, aparentemente tímida, praticante de futsal, muito dedicada nos estudos, uma aluna de bom comportamento é a nossa homenageada.







Eu, Professor Clevilson Paulo, gostaria de parabenizar em nome da Escola Marcílio Pontes dos Santos a aluna Cleuzimar. Para nós é uma honra ter alunos como você e desejamos boa sorte na sua nova caminhada, que acreditamos que é o prosseguimento dos estudos e que você tem competência para continuar.

sábado, 1 de maio de 2010

Jogos Escolares 2010

Aconteceram nos dias 29 e 30 de abril os Jogos Escolares 2010. Na quinta-feira 29, os selecionados de Handebol e Basquetebol, da Escola Marcílio Pontes, nos naipes masculinos e femininos entraram em quadra para uma coisa inédita no Município de Acrelândia. Pela primeira vez na história houve a fase municipal das duas modalidades. Consequentemente o município garantirá as vagas nos dois naipes e nas duas modalidades dos Jogos Escolares da Fase Regional do ano que vem. No masculino das duas modalidades os jogos foram bastante disputados, destacando no Handebol o aluno Alessando, que foi artilheiro da competição.
Na sexta-feira 30, as equipes de futsal, sub 17, feminino e masculino, da Nossa Escola garantiram a vaga na fase regional que acontecerá em Rio Branco no meio do ano.
Os jogos foram abertos na quadra da escola Marílio Pontes dos Santos, com muita dança coordenada pela professora Cecilda. Veja vídeos do evento:






quinta-feira, 29 de abril de 2010

Educação Digital

Professores e Funcionários da Escola Estadual Marcilio Pontes dos Santos juntamente com as escolas municipais Rita Bocalom, Novo Horizonte e funcionários convidados, participaram do Curso de Introdução à Educação Digital ocorrido no início de março. O curso tinha como objetivo introduzir a educação digital, pois através de pesquisas percebe-se que professores e funcionários deixam de usar as tecnologias principalmente o computador e internet, simplesmente por não saber ligar as máquinas, alguns destes profissionais chegam a temê-la. Com base nessas deficiências, o NTE oferece uno estado inteiro este curso. Na nossa cidade foi de muita valia, pois muitos se enquadravam nas pesquisas citadas anteriormente. A etapa acontecida no município de Acrelândia foi ministrada pelo Professor Rarismar que muito agradou os cursandos pela sua paciência e gentileza.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quem sou eu?

As vezes fico pensando o que uma sociedade democrática acha, pensa, atribui à minha personalidade. Pois algumas vezes apontam-me coisas que parecem estar longe de minha real atribuição. A tristeza, a alegria, o ódio, o amor, a satisfação, o respeito, a gratidão parecem estar sempre perto de mim.
As vezes me comporto como um pai que se acorda de madrugada à pensar em seus filhos. Isso me acontece quando lembro que no dia seguinte tenho que manter a mesma satisfação que consegui no dia de hoje. Tento levar coisas que agradem o meu público, que sem eles eu não sou o profissional que acho que sou.
As vezes também trato-os com bastante rigor para que haja a educação esperada. Para que eles lembrem nas dificuldades da vida que eu ensinei desse jeito, o que é certo.
As vezes fico feliz por chegar no meu trabalho e alguns desses meus "filhos", chegarem e perguntarem como estou. E mesmo estando mal digo que está tudo bem, e fico feliz pro resto do dia.
As vezes fico triste por ser desrespeitado, humilhado por algumas pessoas que não sabem o que realmente quero. Quero viver, quero deixar algo de útil na minha geração. Quero dizer quando estiver velhinho: "Estão vendo esses governantes, juízes, comerciantes? Eu contribui para serem assim, honestos, eficazes, bem sucedidos".
Porém a tristeza é muito pouco perto da decepção. Para os meus queridos leitores cito aqui uma parte do Apólogo de Machado de Assis "... — Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico..." Eu sou a agulha que me esforço para abrir caminhos para algumas linhas que não reconhecem.
É o sentimento que quero passar agora. Ultimamente tenho sido "desocupado", "vagabundo", pois tento mostrar que sou formador de opinião e quero o que tenho de direito.
Também tenho sido forçado a não cobrar, pois o meu objetivo de formar cidadãos respeitadores e responsáveis, que tenham uma hierarquia parece ser contra a lei. Poderia falar sobre a lei também, mas isso me tomaria muito tempo e inutilmente, pois ela deixa lacunas que prejudica a maioria.
Quem sou eu?
Alguns colegas de profissão batem no peito dizendo "eu sou educador", mas o que é educar? É somente passar conteúdos? É fazer um relatório de média dos alunos?
Segundo o Michaélis é: educar e.du.car(lat educare) vtd 1 Ministrar educação a. vtd 2 Formar a inteligência, o coração e o espírito. Parece que a definição era o que gostaríamos que acontecesse, porém até mesmo os que deveriam achar que formar o coração faz parte da educação, são contra quando tentamos isso.
O que me conforta é que a maioria não serão alfinetes, que não fazem nada, onde é espetado fica. E que tem as linhas que agradecem a velha agulha.
Eu sou, pai, sou chato, sou amigo, sou feliz, as vezes odiado, as vezes amado, eu sou professor!

Clevilson Paulo

domingo, 11 de abril de 2010

Coreografia com Professor Manoel de Paula

A coreografia do vídeo abaixo é um trabalho realizado com o Professor Manoel de Paula, referente a Seção I de Artes e Movimento - Graduação à distância da UNB.




quarta-feira, 31 de março de 2010

Lembranças "Feira Cultural e do Conhecimento 2009"




Quer ver como foi a Feira Cultural e do Conhecimento 2009?
Esse vídeo foi uma pequena demonstração da Feira. A emoção tomou conta de todos, pois o cantor Ericson fez uma homenagem a Luana, que no momento, se encontrava muito doente, poucos dias antes de falecer. Assistir a esse vídeo é reviver a esperança que tínhamos que ela voltasse para a nossa casa, a nossa escola. Foi nesse mesmo dia, que tinha tudo para ser só alegria, que uma corrente foi feita onde todos clamaram a Deus pedindo que desse mais um tempo para ela aqui na terra. Mas Deus a queria com ele no Céu, e a levou. Ficamos felizes por ter passado por aqui uma pessoa feliz que deixou muitos amigos, que jamais será esquecida. Quando quiserem lembrar podem procurar que esse vídeo e essas palavras ficarão para sempre. Nos encontraremos no céu se Deus Quiser!
Porém como a vida deve prosseguir, o dia foi muito marcante pela quantidade de visitantes e também pelo esforço de todos.


Veja o trecho de preparação para a oração.




quinta-feira, 25 de março de 2010

Jogos Escolares 2010


Visando os Jogos Escolares 2010, a Direção da Escola juntamente com o Professor de Educação Física já elaboram estratégias com o objetivo de selecionar alunos para as seleções. A intenção é formar equipes masculinas e femininas nas modalidades de 15 à 17 anos em basquete, futsal e handebol. Para participar das seleções, os interessados devem ter a idade citada, ter boas notas e, comportamento exemplar. Há mais de 15 dias já vem sendo observado salguns alunos. No futsal já houve uma pré-seleção.
Após a boa participação do ano passado, um vice-campeonato da regional, a empolgação é de fazer uma equipe bastante competitiva. Seguindo o exemplo do futsal vem as equipes de handebol e basquete.

terça-feira, 2 de março de 2010

Volta às aulas

Estamos de volta.
As aulas começaram no dia 1º de março com algumas novidades.
A primeira está relacionada ao turno matutino que não havia aula e, neste ano está funcionando com turmas do 1º e 2º anos. A outra novidade é a mudança de modalidade em algumas disciplinas. Ficando assim: no turno matutino e vespertino, as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ed. Física serão oferecidas na modalidade anual, ou seja, começaram no início do ano e se encerrarão no final do ano. Já as outras disciplinas serão oferecidas semestralmente como antes. Lembrando que o terceiro ano noturno, a única turma do Ensino Regular oferecida no turno, continuará semestralmente.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ESTAMOS EM RECESSO. VOLTAMOS EM MARÇO.